Make your own free website on Tripod.com

logotipo3.gif

locução rádio

Home
dicas
exercícios
locução rádio
locução TV
oratória

 

Todos sem exceção que trabalham ou já tiveram o privilégio de fazer rádio,  sabem que o amor pelo rádio é regra na profissão .

Grande parte dos profissionais de rádio, aprenderam seu ofício na prática do dia a dia . Adquirindo conhecimentos, experiências, técnicas, que são passadas pelos mais experientes, os mais antigos na profissão. Talvez seja este o motivo de ser tão escassa a quantidade de publicações sobre rádio. Principalmente os manuais, estes são raros no Brasil .

 

AS CORES DO RÁDIO.

 

            O rádio é um meio de comunicação puramente auditivo. É o que chamamos de meio cego. No entanto o rádio possui o poder de incitar a imaginação, de tal forma que, logo que o ouvinte ouve a voz do locutor, forma em sua mente a imagem de quem está falando.

            Na TV, as imagens que vemos estão confinadas nas polegadas de sua tela. No rádio,  as imagens que são  criadas pela imaginação do ouvinte, não tem limites. Suas dimensões, cores, sabores, aparências, dependem da imaginação de cada ouvinte, e do poder interpretativo do locutor.

            A grande diferença entre as imagens criadas pelo rádio,  e as imagens exibidas  na TV, é que o telespectador assiste as imagens que saem da televisão. No rádio as imagens brotam de dentro do ouvinte. No caso do walkman, as cenas acontecem literalmente dentro da cabeça do ouvinte.

           

ABERTURA DE UM PROGRAMA

 

Começar bem o dia, levantar com o pé direito, chegar para uma entrevista e causar uma boa impressão logo de cara. Tudo o que construímos, tudo o que realizamos com sucesso, tudo de melhor que conquistamos, depende essencialmente de um bom começo, de uma boa base. Para que um bom orador realize com êxito seu discurso, ele terá que caprichar na introdução. O teor das primeiras palavras e de vital importância para ganhar a atenção do público logo de início.

         Caprichar na abertura do programa, é regra entre os bons locutores e é fator primordial para ganhar a audiência logo de começo. Realizar com sucesso a abertura de um programa proporcionará ao locutor  um estado de  satisfação, gerando tranqüilidade e segurança, durante todo o decorrer do programa.

 

CONSTRUINDO UMA BOA ABERTURA

 

Um bom locutor é acima de tudo um bom comunicador. Comunicar é transmitir mensagens através de diversas linguagens . Nos comunicamos por gestos, pela escrita, com sinais, mas principalmente através da fala que é de longe o meio de comunicação mais eficiente e mais utilizado pelo homem. A informação que será passada através da mensagem, ou seja o conteúdo da mensagem é fator vital para uma bem sucedida abertura.

 

 

 

A MENSAGEM DA ABERTURA

 

O que dizer na abertura do programa ?

 

Somente o necessário, mas o suficiente para transmitir sua mensagem, realizando uma boa comunicação e com isso uma perfeita abertura.

 

Separei por tópicos a mensagem que comporá nossa abertura.

 

1. Saudação incluindo a hora e data

2. nome da rádio e a sintonia.

3. nome do programa, conteúdo do programa.

4. Seu nome (locutor)

5. Convite a participar por telefone ou email, etc...

6.Anuncia a primeira música.

 

 

EX: Muito boa noite... hoje 29 de novembro agora são oito horas e dez minutos , Está é a rádio SENAC em 98,7... está entrando no ar mais um SENAC ESTILO, músicas de bom gosto para pessoas de bom gosto como você. Eu sou Pedro Aguiar e estaremos juntos até a meia noite, até lá você pode ligar e participar pelo 25825519...E começamos com boa música... TEARS IN HEAVEN  (ERIC CLAPTON)

        

Veja também como encerrar um programa de rádio e muito mais em nossa apostila.

Red Spinning Arrow 2